Itanium: 1TB de Ram é moleza para o "monstro" da Intel

terça-feira, 16 de março de 2010

Saudações aos amigos aqui do Inforblog! Hoje tenho uma super novidade para vocês que são ligados em tecnologia (é claro).
Para ser mais específico, quem é louco por processadores super potentes como eu, vai gostar desta novidade.
Alguns aqui já sabem que gosto dos processadores AMD, porém, tenho que admitir que desta vez a Intel arrebentou com o novo processador Itanium 9300.
Com maior enfoque para servidores, a mais nova família de processadores do mercado traz novidades e melhorias para animar qualquer gerenciador de sistema e datacenter. Quer saber quais são as novidades prometidas? Então sem enrolação, vamos lá!

Maior velocidade com menos energia
O Itanium 9300 possui um núcleo totalmente distinto dos processadores usados atualmente em servidores e máquinas mais potentes, com programação e arquitetura diferentes, chamado EBIC. Há também algumas semelhanças com o Core i7, como a conexão entre o processador e a memória.

O que mais chama atenção na nova família de processadores é a quantidade de memória RAM suportada. Os envolvidos prometem gerenciamento de até 1 TB de memória sem problemas. Dá pra rodar uma quantidade enorme de processos ao mesmo tempo sem que o computador reclame!
A segunda novidade fica por conta do consumo de energia do Itanium 9300, bem menor do que o de muitos processadores utilizados em máquinas atualmente. Isso só foi possível pois o novo componente da Intel trabalha com clocks baixos, cosumindo menos energia mas gerando os mesmo resultados dos demais processadores.
Confiabilidade e compatibilidade
Trocar um servidor não é nada barato e muito menos fácil. A quantidade de problemas e prejuízo que uma simples “mudança de máquina” pode causar é enorme. Para que todos possam aproveitar a nova tecnologia presente no Itanium 9300, a Intel se comprometeu em garantir a compatibilidade entre o novo processador e as gerações anteriores.
Por isso, a integração do novo componente com os sistemas já existentes é perfeitamente possível. Os gerenciadores de servidores respiram aliviados.

E quando será que o Itanium 9300 chega ao mercado?

Fiquei muito curioso por esta resposta e fui pesquisar em alguns sites nos EUA e em parceiros e descobrí que está previsto para o primeiro semestre de 2010 e vem com expectativa de crescimento de 650% nos dados de tecnologia da informação (TI) para os próximos cinco anos e as empresas precisam mesmo de um maior poder de processamento para gerenciar a memória ram.

É esperar pra ver!

Fiquemos ligados, pois o Itanium ainda vai dar o que falar!Agora deixo aberto para quem quiser expressar sua opinião sobre essa novidade (e que novidade).

Um super abraço a todos!

2 Comments:

Mariana Gil said...

Nossa, seu blog é repleto de informações. Parabéns. Vou indicá-lo.

Inforblog said...

Obrigado Mariana, espero que tenha gostado.