“Internet pela tomada” chega a São Paulo em 2009

quinta-feira, 30 de abril de 2009



Como já esperávamos, nossas atençôes estão voltadas para a internet por meio da rede elétrica.

Chamado de PCL (Power Line Communications, ou seja, comunicação via rede elétrica), essa novidade para nós, há meses já é realidade no Japão.

No dia 09 de dezembro os aparelhos já esgotaram em várias lojas de eletrônicos de Akihabara e muitas estão com o estoque limitado. No sistema PCL, os fios LAN são eliminados permitindo que qualquer aparelho ligado a tomada tenha conexão com a internet.

Por isso ele é visto como a infra-estrutura do futuro para conexão a rede.

Essa novidade me chamou átenção, pois será uma bela opção para quem mora longe dos grandes centros, em locais de difícil acesso, longe das centrais telefônicas em que seria necessário alto investimento para instalar uma nova rede de fibra ótica.

Mas como nem tudo são flores, o PCL pode ser usado apenas em casas e prédios por enquanto. isso significa que para conectar-se fora de casa ainda é necessário utilizar-se da estrutura atual em fibras óticas ou ADSL.
Mas dentro de casa todos os aparelhos ficariam conectados através de um adaptador. o sonho de nos conectar a internet utilizando apenas a tomada já virou realidade.

Poucos sabem que aqui em São Paulo o a tecnologia jé está em testes no bairro de Moema, zona sul desde o fim do ano passado. Atualmente 150 clientes em 20 prédios da região tem acesso a esse tipo de conexão.
De acordo com a Eletropaulo, essa tecnologia deve chegar a nós, meros mortais no primeiro trimestre de 2009. O prazo depende da adoção do sistema pelas operadoras, já que a Eletropaulo fornece apenas a infra-estrutura.
De acordo com testes da empresa, o sistema permite uma conexão de 80MB por prédio. A velocidade para cada cliente vai depender do numero de assinantes do local e do serviço contratado junto á operadora. Espera-se que no futuro os aparelhos já virão com o sistema PCL embutido.
Fica aí a nossa expectativa e qualquer novidade estarei postando para todos vocês.
Por: Inforblog

3 Comments:

Uriel said...

Legal, interessante..
tem lugares que nem 3G pega, entao isso vai ser uma ótima opção, gostei.

Cabruske said...

Internet via tomada?!
Isso vai ser muito util, mas demorou pra xegar no brasil..

Qndo puder:

http://planetacabruske.blogspot.com/

otimo blog!

mafia171.com.br said...

cara seria um sonho isso, eu que moro em cidade do interior então...

tomara que venha o mais rapido possivel.