63 coisas que já esqueci de fazer por meu blog… algumas das quais continuo a esquecer

sábado, 18 de abril de 2009

Dicas de como melhorar o seu blog.
E, navegando na rede, encontro um conteúdo super interessante do colega blogueiro Alessandro Martins do site queroterumblog.com que nos mostra "algumas" dicas para o sucesso de um blog. Confira:


Tenho certeza de que esqueci de alguma coisa, mas se eu lembrasse de todas teria de mudar o nome do artigo para Coisas Que Já Lembrei de Fazer por Meu Blog.

1.Fazer meu nome aparecer em meus artigos, em algum lugar, para quem é novo no blog saber como se chama o autor do texto.
2.Ter uma seção Quem Sou, na barra lateral. Uma decente, rápida e explicativa.
3.Ter uma boa página interna do tipo Quem Sou ou Sobre.
4.Colocar uma foto minha ou mais em algum lugar do blog, pelo menos na barra lateral.
5.Instalar o plugin Google XML Sitemaps, que gera um sitemap para o seu blog. O sitemap é o arquivo que os robôs de busca usam para se achar em seu blog com mais facilidade.
6.Criar uma página com Perguntas Freqüentemente Feitas.
7.Criar uma seção de links para artigos que você acha essencial que o leitor veja em seu blog.
8.Ter um arquivo robots.txt. O blog Marketing de Busca tem um gerador de robots.txt.
9.Fazer o titulo de cada artigo aparecer entre as tags no código do blog.
10.Entender a utilidade das metatags no cabeçalho do código e aplicá-las
11.Aplicar o básico de Search Engine Optimization (SEO) no blog.
12.Conhecer e fazer uso de ferramentas úteis para SEO.
13.Entender melhor o arquivo .htaccess.
14.Melhorar a segurança, para evitar invasões.
15.Atualizar o WordPress assim que uma versão nova é lançada.
16.Usar o plugin Maintenance Mode quando eu estiver fazendo a atualização.
17.Traduzir o tema do blog sempre que eu passo a usar um novo.
18.Instalar um plugin que gere links internos para artigos relacionados.
19.Fazer nos artigos novos links para artigos antigos.
20.Criar um mapa do site para o leitor achar mais facilmente aquele artigo perdido no tempo e no espaço e para os robôs dos mecanismos de busca terem todos os artigos a no máximo dois links de distância.
21.Fazer sempre títulos dignos da qualidade de meus artigos.
22.Manter a qualidade gráfica do site e estender essa qualidade aos artigos.
23.Ter um design diferenciado. Separar uma parte do investimento para pagar um designer.
24.Fazer links para artigos de outros blogs.
25.Fazer com que esses links tenham um bom texto âncora e todos os atributos necessários para um bom link.
26.Usar imagens com todos os atributos, pelo menos o título.
27.Comentar com certa freqüência em outros blogs.
28.Lembrar de preencher a caixa de comentário com o endereço de email e de blog correto.
29.Ter um formulário de contato para aqueles leitores que preferem não usar a caixa de comentários dos artigos.
30.Ter algum sistema ou plugin que permita responder comentários com mais facilidade e que permita ao leitor acompanhar a seqüência de comentários.
31.Responder aos leitores que fazem interações.
32.Criar um arquivo com respostas padrão completas, diretas e esclarecedoras para perguntas feitas com freqüência.
33.Oferecer ao leitor um feed gerado pelo FeedBurner, que é melhor e com mais recursos que o feed que gerado automaticamente. Mas isto não basta: preciso estudar todos os recursos do FeedBurner e ver quais se aplicam melhor ao meu blog.
34.Fazer o backup do banco de dados e dos arquivos regularmente. Use, para o banco de dados, o plugin WordPress DataBase Backup.
Atualizar plugins.
35.Desinstalar os plugins que eu não uso ou que não são realmente úteis.
36.Dar uma olhada no Technorati para ver a entrada de novos links.
37.Cadastrar apenas os melhores artigos em sites como o Rec ou Uêba.
38.Cadastrar o blog no BlogBlogs.
39.Cadastrar o blog nas ferramentas do Google para webmasters.
40.Acompanhar as informações, diagnósticos e estatísticas das ferramentas do Google para webmasters.
41.Ter um bom sistema de estatísticas, estudá-las e aprender o significado de cada observação. Uma boa opção é o Google Analytics.
42.Aprender um pouco mais de php e css.
43.Anotar todas as idéias que eventualmente eu tenha para não esquecê-las.
44.Configurar o GMail para receber os comentários em pastas específicas. É o mínimo para quem recebe muitos comentários manter a organização.
45.Criar uma pasta de favoritos no Firefox com todos os sites que uso para verificar as informações de meu site, tais como estatística e arrecadação. Assim posso abri-los todos de uma vez em abas, sem esquecer de nenhum, ganhando tempo.
46.Assinar o feed de blogs relacionados com o conteúdo do meu.
47.Separar um tempo para ler os feeds.
48.Separar um tempo para fazer uma faxina nos feeds, eliminando aqueles pelos quais não tenho me interessado.
49.Assinar o feed do del.icio.us e do digg para termos relacionados ao assunto de meu blog.
50.Evitar sair do tema do blog, tornando-o cada vez mais especializado, acumulando autoridade sobre o assunto.
51.Divulgar o blog pessoalmente e não só através da internet.
52.Usar o Orkut para divulgar o blog.
53.Buscar comunidades relacionadas com o assunto principal do blog e fazer interções inteligentes colocando, ao final delas, o endereço para o blog ou para um artigo relacionado à discussão.
54.Ter um cartão com meu nome, meu email, o endereço do blog e outros dados para contato.
55.Freqüentar e participar de fóruns relacionados ao assunto do meu blog.
56.Criar um fórum.
57.Oferecer o feed do blog o mais visivelmente possível.
58.Oferecer o feed de seu blog também por email para aqueles leitores que ainda não sabem o que é feed.
59.Escrever um artigo explicando ao meu leitor o que é um feed e o que é RSS.
60.Verificar se o limite de transferência de dados do mês não está para estourar, de maneira que possa aumentá-lo antes que o blog fique indisponível para o leitor.
61.Ver se o blog aparece bem em diversos navegadores e, por que não?, em celulares.
62.Atualizar dados de artigos antigos.
63.Voltar a artigos antigos e verificar se eles não comportam links para artigos novos.

4 Comments:

Anonima said...

Boas dicas, vou segui-las
:*

kbritovb said...

hahaah
em pelo menos 50 eu to junto com vc
hahah

Flor said...

Quanto trabalho, acho que meu blog vai continuar do jeito dele mesmo rsrsrsr

Anônimo said...

Adorei as dicas e vi que tenho algumas que também esqueço de fazer.

Vou anotar e começar a fazer já.

Rogerio Martins. . . . .
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/