Google alerta: Tenham cuidado com o Orkut

sexta-feira, 8 de maio de 2009


O Google publicou, no blog do orkut, uma relação de cuidados de segurança para tentar minimizar o número de usuários vítimas de golpe no orkut, como roubo de senhas, perfis, comunidades e infecção por códigos maliciosos.
Os problemas de segurança na rede social afetam a imagem do orkut e fazem alguns usuários desistir de usar o serviço.
Entre as recomendações do Google estão cuidados simples, como criar uma senha difícil e não fornecê-la a sites não autenticados pelo Google, como serviços terceiros que registram scraps recebidos por terceiros ou, a partir de sua senha no orkut, realizam processos automáticos para colher informações nos perfis de seus contatos.
O blog também recomenda que o usuário tenha muito cuidado com links externos e não copie e cole códigos na barra de navegação. O método é uma forma clássica de mandar o usuário para um endereço que baixa códigos maliciosos ocultamente no PC do usuário.
O próprio Google implementou um recurso que não permite ir diretamente do orkut para uma página externa clicando num link. Antes, uma camada intermediária aparece com uma mensagem de alerta “este link pode expor você a riscos”.
O Google recomenda ainda manter um antivírus atualizado na máquina e nunca baixar arquivos via orkut, especialmente aqueles com extensões suspeitíssimas como .exe e .vb.
As redes sociais são um problema para a segurança dos usuários porque amigos numa mesma rede tendem a ter um grau de confiança alto entre si. Ao contrário de um spam ou site desconhecido com código malicioso, um link fornecido por um “amigo” do orkut tende a ser lido como confiável pelos usuários.
Fonte: Inforblog

2 Comments:

Rogerio Martins said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogerio Martins said...

Hoje em dia todo cuidado é pouco. Quando as pessoas começarem a usar sua inteligência e tempo para fazer coisas úteis e do bem teremos uma sociedade melhor. Por enquanto vamos nos precavendo aqui e ali...

Rogerio Martins. . . . .
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/