Recuperando arquivos apagados com o EasyRecovery

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Desculpando-me pela demora aos Inforbloggers de plantão por novas postagens, venho aqui tentar esclarecer duvidas de alguns amigos meus subre o programa EasyRecovery, usado para recuperar arquivos deletados no seu HD. Quando você não fez o backup de seus arquivos e um vírus apaga todas as suas pastas (ou um problema do Windows que "só" resolve formatando e você perde tudo.) Vamos ao menos minimizar esse problema.

Ao formatar um HD ou apagar um arquivo, a sua referência é apenas "apagada" das tabelas de alocação FAT - e na prática o arquivo não é fisicamente eliminado do HD, o que possibilita a sua recuperação.

A primeira coisa a ser feita é não mexer no HD: nada de reformatá-lo, instalar o Windows etc. Tenha em mãos um outro HD com tudo instalado normalmente (Com pelo menos o Windows instalado) e deixe-o como MASTER, colocando o HD que você quer recuperar como SLAVE. Coloque os HD's no computador, vá no Setup e peça para que ele reconheça o novo HD: depois pegue o programa chamado "Easy Recovery Professional" encontrado AQUI.


Eu estarei utilizando a versão 5.0 embora a versão mais recente seja a 6.0 (que tem mais opções de recuperação, como recuperação de arquivos do Word, Excel, Access, entre outros). Vamos ao processo de recuperação: instale no HD com o Windows instalado, o programa "Easy Recovery Professional" e depois da instalação, abra o programa. Após a tela de instalação, clique em "Next" e o programa irá para esta tela :





Escolha o HD que você queira recuperar: depois de selecioná-lo clique em "Next" novamente. Abrirá um tela onde aparece as descrições do HD selecionado para o Scan e clique em "Advanced Options" para ter opções avançadas. Se clicar em "Advanced Options" abrirá esta tela:


Deixe em "Use Best Match" que é a melhor opção para recuperar boa parte dos seus arquivos, mas você pode recuperar arquivos de acordo com sua necessidade. Clique em "Next" novamente e o programa irá para esta tela:Este é o processo de busca de arquivos apagados: o tamanho e velocidade do HD vão determinar o tempo para a busca de todos os arquivos.

Quando acabar, clique em "Next" para ver os arquivos que podem ser salvos. Ao final do scan de arquivos, irá para esta tela:


Note que do lado esquerdo da tela, são os diretórios e do lado direito os arquivos de cada diretório: clique nos "+" para ver os diretórios e quando quiser salvar tal diretório ou arquivo basta clicar nas caixinhas. Você poderá salvar vários arquivo de uma só vez. Em "Destination" coloque onde quer salvar os arquivos. Você não pode salvar no HD onde foi feita a busca e por este motivo há a necessidade de outro HD. Coloque o caminho do HD onde o programa instalado (O que deve ser C:\, e você pode salvar em C:\Meus Documentos por exemplo, e onde o HD que foi scaneado deve ser o D:\) e clique em "Next" para o processo de recuperação começar. Os aquivos serão salvos (e isso poderá demorar bastante). Lembre-se de que o HD onde será salvo deverá caber os arquivos que você quer recuperar.Se seus arquivos foram apagados por causa de alguns vírus, é altamente recomendável você ter um ótimo antivirus instalado no seu computador e não se esqueça de atualizá-lo sempre !

Espero poder ter ajudado. Qualquer dúvida, podem deixar no espaço de comentários que estarei respondendo o mais rápido possível.

Um forte abraço a todos!

1 Comment:

Unknown said...

Nossa dica maravilhosa, adorei não conhecia esse software, veleu, vou baixar e guardar aqui.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho