Redes WI MAX chegam no Brasil

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009


WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).
O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi(IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando um melhor desempenho de comunicação.
O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial),com estudos científicos para se chegar a 10Gbps. O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc.

O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
O benefício crucial do padrão WiMAX é a oferta de conexão internet banda larga em regiões onde não existe infra-estrutura de cabelagem telefónica ou de TV por Cabo, que sem a menor dúvida são muito mais custosos. Este benefício econômico do padrão sem fio para redes MAN proporciona a difusão dos serviços de banda larga em países em desenvolvimento, influenciando diretamente na melhoria das telecomunicações do país e conseqüentemente no seu desenvolvimento.
Segundo o relatório do CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, do ano de 2006, sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, um dos requisitos para a implantação do SBTVD é a criação de um sistema WiMAX para todo o Território brasileiro. Segundo os dados deste relatório, para se estabelecer uma cobertura nacional (rural e urbana) são necessárias 2511 estações WiMAX (compostas de equipamentos de rádio, torre e antena) com um investimento total de apenas R$ 350 milhões de reais.
Um experimento da rede WiMAX feito em 2005 por uma grande operadora de telefonia celular dos Estados Unidos teve um resultado pouco animador. Foram relatados problemas para atingir os níveis esperados de transferência de dados, chegando apenas a um pequeno percentual dos níveis laboratoriais alcançados. Isso indica a falta de maturação da tecnologia.

No Brasil, outro local no qual foi instalado este tipo de tecnologia é Mangaratiba, RJ.
A Intel executou em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, vários testes muitos satisfatórios, sendo que em Ouro Preto o teste foi considerado como "Prova de Fogo", devido ao relevo montanhoso da cidade. Uma das experiências feitas foi a instalação de uma antena WiMAX em uma Kombi com três computadores. A Kombi ficou estacionada na Praça Tiradentes, praça principal da cidade, e várias pessoas do local entraram na Kombi e acessaram a Internet, e foi um sucesso, pois a BSU estava instalada na Universidade, e a Praça não possui vista para ela. Esses testes foram realizadas com equipamentos com frequência de 3,5GHz, considerados pré-Wimax, por terem OFDM com 254 portadoras. Atualmente, os equipamentos em Ouro Preto operariam na frequência de 5,8GHz e com somente 32 portadoras, sem a possibilidade de reflexão. Porém, estes estão desligados há quase 1 ano por falta de assistência dos executores do projeto. Está previsto que, no início do segundo semestre de 2007, Belo Horizonte estará toda interconectada pela nova tecnologia.

Em parceria com universidades, instituições e governos, a Intel liderou testes de WiMAX no Brasil, desde 2004, nas cidades de Brasília (DF), Ouro Preto (MG), Mangaratiba (RJ), Parintins(AM) e, mais recentemente, Belo Horizonte (MG). Até o final deste ano, a empresa promete começar a testar em São Paulo.
Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMAX no Brasil. Podemos esperar que o mais breve possível vamos estar utilizando internet como se usa o celular hoje, a tendência é melhorar ainda mais essa tecnologia.

Um serviço wimax da Embratel que começou a ser fornecido no início de 2008 para pequenas e médias empresas, consiste em oferecer banda larga e telefonia voip sem a nescessidade de provedor de acesso nem de linha telefônica convencional. Ele já está presente em 12 capitais brasileiras (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo) e será implementado futuramente em mais 49 cidades, totalizando 61 cidades. Além disso, está previsto um projeto a ser implementado no início de 2009, que oferecerá banda larga via wimax aos lares dessas cidades brasileiras.

A Universidade Federal do Paraná está tambem planejando implementar hotspots WiFi/WiMAX em seus campi para servir seus alunos que possuem dispositivos móveis e àqueles que não possuem internet e/ou computadores em suas residências.

Fonte: Curiosidades da net e Winkpédia.

21 Comments:

epifannias said...

Legal seu blog,sempre nos deixando atualizados sobre diversos assuntos, sucessos

curiosidades said...

boas informaçoes. só queria te dar um toque pra trar essa confirmaçao de palavras, isso é chato demais, ja basta termos que confirmar tantas vezes nas comunidades do orkut

≈ Fααbi Cαrvαlho . said...

belas informações, bastante uteis :D
blog ta de parabéns :*

kbritovb said...

valeu pela informação vamo ver quanto isso vai revolucionar

dikasnanet said...

boa dica e belo blog, parabens

variedades said...

boa dica, sucesso

Walder Neto said...

Legal tuas postagens...

Valeu pela visita!

http://bignoticias.blogspot.com

Walder Neto said...

ops...

http://bignoticiaseentretenimento.blogspot.com

Felipe said...

Obrigado! o seu também é ótimo. se puder nos adicionar, ficaremos gratos!

valeu :D

Rogerio Martins said...

Seu texto é muito técnico e como não sou da área fica difícil comentar a respeito.

Quando puder visite meus blogs.

Abraço

Rogerio Martins
http://saladeterapia.blogspot.com/
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

armazemfm said...

Ah, mas ainda não esta homologada o uso em movimento ... Ainda só tem via modem ... Ridiculo isso, pq liberam uma forma fixa e uma forma móvel não?
...
Tem uma funcionando aqui na Unicamp mas a conexão ainda não é tão boa ...

jaka said...

Aparentemente barateia os custos mas continua muito mais caro que outros paises por ai, é uma absurdo a conexão no brasil, ruim e cara.

Bar da Comédia said...

Blog muito boom!! Como sou técnico de informática.... sempre olharei o blog



www.bardacomedia.blogspot.com

Italo Sena said...

Legal seu blog
flw

Jonas Migotto said...

fera teu blog parabens
informaçoes uteis

===================================
http://lavacaamarela.blogspot.com/

Flávia Helena said...

Uau, se essa tecnologia funcionar aqui na sua totalidade, vai ser bem mais prático que a banda larga convencional que a gente usa normalmente...mas o custo precisa ser acessível, claro....

BecoeStreito said...

massa o texto

de uma passada la

www.becostreito.blogspot.com

said...

maça???

Nat Valarini said...

Bom dia!!!

Adorei saber disso.

O que mais chamou minha atenção no texto é esta parte:

"O benefício crucial do padrão WiMAX é a oferta de conexão internet banda larga em regiões onde não existe infra-estrutura de cabelagem telefónica ou de TV por Cabo, que sem a menor dúvida são muito mais custosos."

É importante que as pessoas consigam formas alternativas de acesso.

Kiso

Liv. said...

belas informações, super útil.
blog ta de parabéns :*

Inforblog said...

OBRIGADO GENTE PELAS OPINIÔES!